quinta-feira, 3 de abril de 2008

Maneiras de fechar a venda





Ação física – Coloque o pedido na frente do cliente. Essa é uma maneira de “quebrar o gelo” e transmitir confiança e seriedade.

Faça perguntas alternativas – “O senhor prefere à vista ou a prazo”? Isso ajuda o cliente pensar na conclusão do negócio.

Sugira ofertas adicionais – Apresente propostas complementares ou condições diferenciadas, gerando a possibilidade de várias alternativas de negócios e possíveis crescimentos.

Dê a sensação de perda – Mostre ao cliente que, se ele não comprar, vai perder uma ótima oportunidade.

Estimule a segurança – Demonstre certeza naquilo que está propondo ao cliente, realmente se comprometa com o sucesso dele.

Proponha continuidade
– Deixe clara a seqüência do relacionamento, mostre que ainda existem muitos desdobramentos futuros, novas vendas e ganhos, após essa compra.

Apresente uma oferta superior – Indicar uma proposta mais cara e completa é importante para gerar o pensamento futuro de crescimento.

Observe – Analise olhares, gestos, postura, comportamento e, principalmente, tom e velocidade da voz. Essas características são ótimas referencias para perceber o melhor momento de fechar a venda.


Boas vendas e suce$$o

Simone C Chiaretto

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Será que minha equipe está negociando bem?

Muitas vezes, perguntam-me como avaliar se a equipe está evoluindo nas suas negociações. Antes de responder, pergunto se o líder tem muito claro quais os objetivos que desejaria alcançar e quais os pontos fracos que deveriam melhor.
Pela minha experiência, indico ter sempre alguns cuidados especiais com os itens a seguir:

Verifique se os seus vendedores estão se preparando para as negociações. Se estão “antenados” com o que acontece com a concorrência e o mercado.
Quando um vendedor estiver saindo para ir se encontrar com o cliente, peça que lhe mostre um script onde constem os objetivos e pontos principais desta visita. Os objetivos devem ser claros, mensuráveis e tangíveis. Na volta, juntos, verifiquem e avaliem como foi à apresentação e se os objetivos foram atingidos.
Observe se as propostas enviadas para os clientes são padronizadas e focam o interesse do vendedor ou se refletem um LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES bem feito.
Note se as concessões começam a ser mais valorizadas e trocadas de forma estratégica. Certifique-se de que seu vendedor entende que não precisa dar muitas coisas para fechar um bom negócio.


Ideal é que o gerente tenha uma planilha que mostre a lucratividade por vendedor. Quanto cada pessoa da equipe fatura, menos a sua despesa.

“O líder tem um papel fundamental no processo de assimilação e mudança dos hábitos da sua equipe. É ele quem monitorará as atitudes, verificando se a forma como as vendas acontecem estão de acordo com o que a empresa acredita que seja adequado”.


Apenas tendo esses controles, o líder saberá o que fazer caso as atitudes estejam corretas e o resultado não ou ao contrário.


Simone Coelho Chiaretto - Administradora, consultora de vendas, palestrante da Oficina de Pessoas.


Dicas para um levantamento de necessidades com sucesso.

Técnica e Persuasão
Conheça as necessidades dos clientes antes de vender: Demonstre atenção quando o comprador estiver externando os problemas, não o interrompa oferecendo soluções imediatas, pois isso desvaloriza as colocações do cliente, passando-lhe certa arrogância.

Anote os pontos mais importantes: Tenha sempre um bloco de anotações ou agenda para escrever os principais problemas a serem solucionados. Assim, você demonstrará atenção e valorizará as colocações dos clientes. Lembre-se: a cabeça não registra tudo, o papel sim.

Formule perguntas inteligentes: Formule, com antecedência, algumas perguntas sobre o negocio e a empresa do cliente. Isso o fará falar das suas necessidades e anseios, oportunizando uma futura valorização nas soluções personalizadas que você irá apresentar.

Pesquise a empresa e o produto do cliente: Antes de visitar ou falar com seu cliente, conheça a empresa dele através da internet, revistas, jornais e todos os meios de comunicação que o ajudem a entender melhor o mercado em que ele está inserido. Assim, você terá mais informações para apresentar argumentos consistentes.

Crie um banco de dados personalizado: Após conversar com o cliente e ter anotado toas às informações, cadastre-o em um banco de dados, inserindo todas as informações que achar interessantes para um futuro contato.
Simone C Chiaretto
Fonte: Venda Mais
Contribuiçao de: André Silva - AJS Consultoria

Atributos do VENDEDOR


VeNdA SeMpRe MaIs: Todo vendedor precisa ter a vontade insaciável de vender muito. Nunca perca a oportunidade de fechar ou iniciar um bom negócio, não importa o local.

O ClIeNtE é QuEm MaNdA: Não discuta com o cliente, afinal ele sempre tem razão. Se ele não gostou da mercadoria, não importa o motivo, devolva o dinheiro.

EsTeJa AtEnTo AoS ReSuLtAdOs: Não adianta ser a pessoa mais legal e sociável da empresa se não conseguir vender muito. Para chegar lá, é preciso trabalhar duro.

SaiBa OuVir o ConNSuMidOr: Um dos grandes segredos de uma boa venda é deixar as pessoas falarem à vontade. Se esse dialogo for bem trabalhado, todos os segredos e desejos de compra ficarão expostos, o que significa uma grande venda para um vendedor de talento.

QueIRa SeR o MeLHoR: Uma boa dose de competitividade é imprescindível para quem quer vencer nessa atividade. Esse é o jogo do capitalismo que deve ser colocado em prática de maneira saudável.

DiVirTa-SE VeNdEnDo: Você deve ter bons argumentos de vendas a respeito de seus produtos, mas eles devem vir acompanhados de humor. Faça o seu cliente rir e terá percorrido metade do caminho. Coloque um sorriso nesse rosto.

ZeLe pElA Sua CRediBiLiDAdE: Esse é o maior patrimônio do vendedor. Conquistar é difícil e perder é muito fácil.

SiGa SuA Intuição: No momento decisivo de fechar o negócio, não vacile, confie no seu instinto de bom vendedor.

TuDo é VEnDA: Não vendemos apenas produtos, mas idéias, projetos, valores, opiniões e muito mais. Estamos vendendo na empresa, em casa, na escola, com os amigos, namorado(a). Tenha isso em mente. O vendedor de verdade encara tudo como uma boa venda.

SeJa CoRdiAL: Qualquer consumidor, independentemente da aparência ou classe social, merece ser tratado com respeito e educação. Eles são a razão da nossa existência.

EnCaNtE: A sedução de um cliente começa no sorriso do vendedor, na atenção e no tempo dispensados. O interesse demonstrado deve ser genuíno e qualquer duvida tratada como especial.

APRENDA A VARIAR SUA VOZ E SUA FALA

No livro A Era do Relacionamento, da editora Fênix, a autora, Ana Maria Moreira Monteiro, explica que o operador de telemarketing deve ser capaz de realizar diferentes variações com a voz e com a fala. “Cada variação deve transmitir exatamente o que ele quer, sem gerar sensações negativas ao cliente”. Para varia a voz e a fala de modo positivo, siga as seguintes instruções:

Tenha a voz mais firme
Evite excessos de volume
Utilize modulação variada
Articule precisamente as palavras
Mantenha uma velocidade média que permita ao cliente entender o que você quer falar


Simone C Chiaretto

Fonte: Venda Mais

terça-feira, 1 de abril de 2008

Alcance o sucesso em VENDAS




1. Tenha iniciativa: Você tem um sonho? Ouse e dê o primeiro passo para torná-lo realidade.


2. Mantenha o foco no que faz: Ocupe-se apenas com o que está fazendo no momento. O foco torna suas atitudes mais eficazes.

3. Motive-se para trabalhar: Estar motivado torna seu trabalho mais rápido e agradável. Ame o que você faz.

4. Comprometa-se com o que faz: Tenha em mente que estar comprometido fará com que seu trabalho seja executado de uma maneira melhor, o que resultará em mais chances de sucesso.

5. Seja criativo: A criatividade deve estar sempre presente na sua carreira como vendedor. Utilize-se dela para convencer as pessoas de que sua idéia é boa.

6. Persista em seus objetivos: As dificuldades aparecem para todos, saber enfrenta-las irá colocar você um passo à frente na busca pelo sucesso.

7. Desenvolva sua inteligência emocional: Em momentos de dificuldades, ter Inteligência Emocional fará você conseguir superar os obstáculos e seguir em frente.

8. Use a resiliencia e siga em frente: Todos enfrentam dificuldades. Os vencedores são aqueles que não se abalam e continuam em busca do sucesso.

9. Atue sempre com ética: A ética faz com que as pessoas valorizem mais o que você faz, dando-lhe mais pontos na busca pelo sucesso.

10. Desenvolva suas habilidades: Saiba se autodesenvolver. Aprender com os erros e repetir os acertos pode ser uma boa maneira.

Marketing Pessoal


06 DICAS PARA CONSTRUIR A SUA PROPRIA MARCA


É comum ouvirmos a expressão: “Somos todos vendedores”. E para triunfar no jogo do universo corporativo é necessário, antes de tudo, vendermos a nós mesmo.
A proposta deste artigo é levar você a compreender que uma marca não nasce, é construída. E que uma marca pessoal é conseqüência de um processo de diferenciação. O marketing pessoal significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si como se fosse um produto ou serviço.

1) Embalagem: O aspecto externo é o princípio de tudo. Você não poderá causar uma primeira impressão novamente. Para tanto, cuide de sua aparência trajando-se adequadamente, com base no ambiente e nas circunstancias, evitando o uso excessivo de acessórios (anéis, correntes, pulseiras) e cosméticos, aprendendo regras de etiqueta e melhorando seu vocabulário, tanto o falado quanto o escrito. Manter seu carro limpo e sua maleta executiva organizada também compõe essa regra.

2) Conteúdo: Embora o design seja determinante, se o que estiver por dentro não respaldar a expectativa criada, você seguramente deixara de se estabelecer. Por isso, cuide de sua formação acadêmica. Mas lembre-se de que o pedaço de papel emoldurado na parede é menos significativo que os livros que você ler, que as pessoas que conhecer e dos debates que participar.
Aprenda a redigir um currículo personalizado, objetivo e atualizado. Seja uma pessoa de atitude, praticando competências como: iniciativa, comprometimento, ousadia, persistência, criatividade, planejamento, persuasão, liderança e autoconfiança. Além disso, seja autentico e abuse da transparência e da ética. È o melhor caminho para conquistar a confiança e a simpatia das pessoas.

3) Visibilidade: Não adianta fazer o melhor produto do mundo se ninguém tiver conhecimento. É preciso comunicar e repercutir. Para construir uma marca, você precisa aparecer. Por isso, tenha sempre seu cartão de visitas à mão, mesmo que você esteja desempregado. Crie um website pessoal e aprenda a utilizar o e-mail. São instrumentos poderosos e de baixo custo. Participe de eventos para ver e ser visto.

4) Ênfase: Uma marca, para ser lembrada, precisa ser repetida. Se você esta no estagio inicial de construção da sua marca, considere até mesmo a possibilidade de atuar com um pseudônimo. E priorize nomes que facilitem a memorização e a identidade visual.

5) Divulgação: Você deve virar noticia – evidentemente não das paginas policiais. Nesse momento, a publicação de artigos e participação em eventos são instrumentos certeiros. Coloque a palavra networking em seu vocabulário e na sua agenda.


6) Diferenciação: Seguindo todos os passos anteriores, você ainda correrá um risco: ser notado com somente mais um, mais uma marca dentre tantas disponíveis no mercado. Por isso, você precisa se diferenciar. Desenvolver um estilo próprio, fazer as coisas de forma diferente e, assim, tornar-se único, exclusivo, admirado e presente no coração e na mente das pessoas.

C.A.R.I.S.M.A.

Vendedores carismáticos se destacam e conquistam seus clientes. Utilize as letras da palavra CARISMA em forma de acróstico para desenvolver o seu:

Cultive o bom humor – Pessoas gostam de alegria. Procure manter um sorriso verdadeiro, veja sempre o lado bom das coisas e seja positivo. Não seja uma pessoa “azeda”.

Aja com naturalidade – Nada pode ser forçado. Seja você mesmo: espontâneo e autentico.

Relacione-se com as pessoas – Comunique-se, seja amigável e acessível. Procure sempre ajudar os outros e saiba agradecer e reconhecer o esforço alheio. Mostre interesse pelas pessoas, preste atenção nos pequenos detalhes (nomes, aniversários, datas especiais, etc.).

Inspire confiança e entusiasmo – Para ser admirado, é preciso ser ético e mostrar autoconfiança. Atue com entusiasmo e será entusiasta.

Simplicidade com elegância – Todos nós procuramos pelo que é simples e funcional. Tudo o que é complexo e sem equilíbrio acaba nos afastando. As canções dos Beatles, por exemplo, eram elegantemente simples, fáceis de acompanhar e, por isso, conseguiam ser carismáticas.

Mantenha-se em condições de jogo – Cuide de sua aparência. Se você anda sempre com uma má postura física, com roupas malcuidadas, barba por fazer e cabelos desarrumados, seu cliente achará que você é desarrumado, seu produto é desarrumado, e sua empresa é desarrumada.

Ame e será amado – Seja apaixonado pelo seu trabalho. Envolva-se com causas que você realmente acredita. Carisma tem a ver com credibilidade. Se você não gosta do que faz, dificilmente alguém lhe dará algum crédito.

Como tornar-se um campeão de vendas

Boa notícia: as pessoas estão cada vez mais conscientes dos seus direitos. Desafio: nossos clientes estão entre essas pessoas. No mercado competitivo, os consumidores sabem que têm outras opções de compra.
Para você, isso é uma boa oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal. Seguindo as dicas abaixo, você pode tornar-se um excelente profissional de vendas. Confira você mesmo!

BOM HUMOR: Quem cultiva o bom humor alcança resultados muito mais positivos no contato com os clientes, em qualquer situação. A menor distância entre dois pontos é o bom humor.

ENTUSIASMO: Coloque o coração em todos os seus atos. Essa força faz com que o cliente acredite em você e sinta-se atraído pelo produto ou serviço que você oferece.

COMPROMETIMENTO: Esteja comprometido com os anseios do cliente, para surpreendê-lo com atitudes extremamente positivas.

ESPIRITO DE EQUIPE: Lembre-se de que seu colega de empresa é o cliente mais próximo. Atende-lo bem é o primeiro passo para que você tenha qualidade em seu trabalho.

PARTICIPACAO: Mostre-se realmente interessado e participativo. Quanto mais marcante for a sua presença na empresa, melhor.

APRESENTACAO PESSOAL: A primeira coisa que seu cliente observa em você é seu aspecto visual. Cuidar bem da aparência faz uma profunda diferença.

CONHECIMENTO: Se você quer que o cliente acredite em você, é preciso transmitir segurança em tudo o que disser a ele.

CHAMAR PELO NOME: O som mais agradável ao ouvido das pessoas é o próprio nome. Memorize o nome do cliente e diga-lhe o seu nome.

TREINAMENTO: Todos podemos sempre nos aprimorar. Aproveite todas as oportunidades para isso: leia, faça cursos, agregue valor ao seu próprio modo de trabalhar, e o maior beneficiado será você mesmo.

PREPARO FISICO: Cuide bem do seu corpo, com exercícios físicos, boas caminhadas e alimentação sadia. Você precisa estar energizado para ter sucesso em suas vendas.

Certamente você já conhece essas dicas e talvez já este esteja praticando todas, ou algumas delas. Guarde em lugar bem visível esses ensinamentos. Cada novo dia é tempo de renovar suas energias.

Simone Coelho Chiaretto
Consultora e Palestrante de Vendas e Motivação.

3 CARACTERÍSTICAS DE UM PROFISSIONAL DE VENDAS

01) GOSTAR DE VENDER: é fundamental acreditar que o vendedor está inserido no mundo dos negócios, que é dinâmico, estimulante, gratificante e reconhecido. Quando esse profissional é apaixonado pelo que faz, dedica-se em transformar essa profissão em um trampolim para realização pessoal.

02) CONHECIMENTO: todo vendedor deve buscar o máximo de informações sobre as características e os benefícios do serviço ou produto que oferece ao cliente. Estudar continuamente demonstra vontade e comprometimento. O cliente notará seu interesse e seu empenho.

03) EMOÇÃO: todo jogador, ao fazer um gol, vibra. O vendedor deve colocar emoção na arte de vender e também vibrar, comemorando cada venda, cada meta superada e cada cliente conquistado. Lembre-se de que um sorriso verdadeiro atrai outros mais.

Atitudes Empreendedoras

09 Atitudes

Oficina de Pessoas


Oficina de Pessoas
Criada da experiência de mais de 10 anos de mercado, a Oficina de Pessoas tem como objetivo atuar nas atividades de Consultoria, Treinamento, Representação Comercial e fornecer soluções em vendas, clima organizacional, abertura de novos negócios.

Especializada em treinamentos nas seguintes áreas: Atendimento e Relacionamento com Clientes em Setores Públicos e Privados, Vendas e Negociações, Gestão e Liderança de Pessoas, Comportamento, Ética e Etiqueta Organizacional.

Nossa especialidade abrange as seguintes áreas: Canais de Atendimento, Canais de Vendas, Gestão de Negócios, Gestão de Atendimento, Gestão de Vendas, Gestão de Pessoas, Planos de Negócios, Planejamento Estratégico.

Serviços:
· Treinamentos Exclusivos
· Cursos e Palestras
· Capacitação de talentos profissionais
· Assessoria em Gestão de Pessoas
· Treinamento & Desenvolvimento
· Pesquisa de clima organizacional
· Programa de desenvolvimento de equipes de trabalho
· Eventos de integração e melhoria das relações interpessoais

Contato:
Simone Coelho Chiaretto
Administradora de Empresas é palestrante e consultora de Vendas da Oficina de Pessoas. Especializada em Gestão de Pessoas e Marketing.
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