quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dicas para um levantamento de necessidades com sucesso.

Técnica e Persuasão
Conheça as necessidades dos clientes antes de vender: Demonstre atenção quando o comprador estiver externando os problemas, não o interrompa oferecendo soluções imediatas, pois isso desvaloriza as colocações do cliente, passando-lhe certa arrogância.

Anote os pontos mais importantes: Tenha sempre um bloco de anotações ou agenda para escrever os principais problemas a serem solucionados. Assim, você demonstrará atenção e valorizará as colocações dos clientes. Lembre-se: a cabeça não registra tudo, o papel sim.

Formule perguntas inteligentes: Formule, com antecedência, algumas perguntas sobre o negocio e a empresa do cliente. Isso o fará falar das suas necessidades e anseios, oportunizando uma futura valorização nas soluções personalizadas que você irá apresentar.

Pesquise a empresa e o produto do cliente: Antes de visitar ou falar com seu cliente, conheça a empresa dele através da internet, revistas, jornais e todos os meios de comunicação que o ajudem a entender melhor o mercado em que ele está inserido. Assim, você terá mais informações para apresentar argumentos consistentes.

Crie um banco de dados personalizado: Após conversar com o cliente e ter anotado toas às informações, cadastre-o em um banco de dados, inserindo todas as informações que achar interessantes para um futuro contato.
Simone C Chiaretto
Fonte: Venda Mais
Contribuiçao de: André Silva - AJS Consultoria

Nenhum comentário: