sexta-feira, 9 de maio de 2008

Saiba como ser um bom líder

Quem já ocupa um cargo de chefia ou pretende evoluir na carreira precisa aprender a desenvolver características de liderança.


Você ganha o comprometimento da equipe.

Hoje mais do que chefes, as empresas procuram líderes para seus quadros. Ou seja, querem que seus gestores sejam pessoas que não apenas coordenem as equipes para garantir que o trabalho seja feito, mas que também atuem como motivadores, inspiradores, gerenciadores de crises e conflitos, além de agentes de inovação e mudança na companhia.
“Atualmente, qualquer gestor é responsável pelo relacionamento com sua equipe”. No passado, diante dos problemas as chefias transferiam esta responsabilidade ao recursos humanos e ao departamento pessoal.

Por que as empresas se preocupam tanto em desenvolver lideranças?

Uma empresa descapitalizada pode tomar empréstimos no banco, mas uma empresa sem lideranças tem pouca chance de sobreviver.

Sem lideranças bem preparadas, uma empresa só consegue bons resultados em curtos períodos de tempo. No longo prazo, acabam enfrentando dificuldades e corre o risco de perder a competitividade. Tornam-se alvos fáceis de venda, fusão ou acabam falindo. Já empresas com lideres eficientes comprometem os liderados com seus objetivos e aumentam a produtividade.

Entender o papel do líder é condição, portanto, para quem já ocupa um posto de chefia em qualquer nível hierárquico ou mesmo para quem pretende evoluir na carreira e na empresa. E o ponto de partida é fazer uma auto-análise para entender se tem ou não perfil de liderança e se é necessário desenvolver habilidades e competências.
“Aprender a ser líder não é tão fácil como aprender o conteúdo de um curso técnico. Mas há treinamentos para isso e é possível conseguir bons resultados. A empresa deve identificar as pessoas mais leais e comprometidas com a organização, para investir no seu desenvolvimento”.
A liderança é uma característica pessoal que alguns têm mais e outros menos. Pode-se, porém, melhorar essa característica, embora não seja possível transformar uma pessoa sem nenhuma vocação para isso em um grande líder empresarial.

Há uma crescente procura por lideres, entretanto, não quer dizer que as empresas podem prescindir de bons administradores. Nem sempre um bom líder é um bom administrador e vice-versa. Pessoas carismáticas, infalíveis e visionarias são exceção e não regra. Portanto, busca-las no mercado é meio sonhador. É certo que há lideres com uma ou mais dessas características. Mas boa parte consegue exercer muito bem seu papel mesmo sem ser reconhecida com uma personalidade magnética, de caráter excepcional.

A grande maioria já cometeu ou cometerá muitos enganos, e sua característica de liderança se manifestará ao admitir os erros e aprender com eles.
Os lideres simplesmente não podem ser vistos como profetas ou mágicos. O que eles precisam é definir com clareza as metas que querem alcançar.

Abaixo dicas para desenvolver a capacidade de liderança:
#Tenha confiança em si mesmo para não perder inspiração e nem transmitir desanimo aos liderados.
#Acredite naquilo que faz. Se você não gostar do seu trabalho, não vai conseguir motivar a sua equipe.
#Trace objetivos claros para orientar os subordinados.
#Seja transparente na comunicação. É fundamental para evitar boatos.
#Saiba cobrar, mas saiba também elogiar na hora certa.
#Seja humilde. Faça auto-análises e tenha abertura para admitir que não sabe tudo.
#Aceite a diversidade de pessoas. Ajuda a fortalecer o grupo e a enriquecer os trabalhos.
#Apredenda a administrar conflitos. Procure agir com serenidade.

Simone Coelho Chiaretto
Administradora de Empresas é palestrante e consultora de Vendas da Oficina de Pessoas. Especializada em Gestão de Pessoas, Marketing e Finanças.
simonechiaretto@gmail.com

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Desenvolva sua criatividade


Provavelmente, a sua capacidade de criar já é suficiente para levá-lo mais longe que você imagina. É possível que lhe falte mais autoconfiança e persistência que genialidade, posto que, muitas vezes, é justamente na simplicidade que se manifesta a genialidade. Assim, sugiro três pontos importantes:

Você tem potencial – Podemos dizer que potencial é a capacidade ainda não utilizada. Ou seja, é tudo que você pode fazer, mas ainda não fez. Idéias impressionantes estão aí, dentro de você, esperando a hora de sair, de vir à luz e encantar o mundo. Talvez seja uma obra de arte ou um modelo de gestão ou uma competência profissional de grande eficácia. Eu não sei o que é, mas está aí, quem sabe meio adormecida, mas não morta. Então, não sufoque o potencial que está querendo se expandir. Disponha-se a ser tudo que você pode ser e brilhe o mais forte que puder.

Coisas simples fazem à diferença – Nem tudo que é bom é complicado ou de difícil entendimento. Se fosse, poucos poderiam usufruir. Colocar uma haste na lateral de um copo para não queimar a mão devido ao calor da bebida é uma idéia bastante simples. No entanto, traz conforto e segurança às pessoas. Portanto, não fique esperando uma idéia incrível, pode ser que a sua genialidade esteja justamente na aplicabilidade que tem.

Acredite na possibilidade - É impressionante como certas pessoas têm a tendência de acreditar na impossibilidade! Estão o tempo todo dizendo que não vai dar certo, que não vai funcionar. Você já viu alguém que tem essa postura se destacando e realizando seus sonhos? Nunca! São pessoas paralisadas pelo próprio pessimismo. Incapazes de ir à frente pelo medo e acomodadas. Na verdade, essa é apenas uma opção de vida.


Fonte: Revista Venda Mais
Texto: Luciano Martins com inserções de Simone C Chiaretto.

Meditaçao


Viver o presente


"O ontem é um cheque sustado.

O amanha, uma nota promissória.

O hoje é dinheiro na mão - gaste-o com sabedoria"

Anomino




Que desafio viver o presente! Passamos tanto tempo ocupados matando o momento presente, com preocupações sobre o dia de amanha ou arrependimentos sobre o dia de ontem, que acabamos matando o dia de hoje também. Ironicamente, tudo que realmente podemos fazer é viver o presente.

Viver o presente significa perceber - perceber quando estamos cansados, perceber quando precisamos parar para ir ao banheiro, perceber quando precisamos descansar.

Viver o presente significa sair para dar uma volta apenas pelo prazer de caminhar, e não para ir a algum lugar. Viver o presente significa perceber e apreciar o momento. Viver o presente significa viver a própria vida, não pensar sobre ela.

Se eu viver minha vida, não serei uma obra inacabada.



Texto de Anne Wilson Schaef - Meditações para mulheres que fazem demais.




Mas os homens também se encaixam nesta situação, então este texto é para todos os amigos leitores do blog.

Uma boa semana a todos!!!!

Suce$$o.


Simone C Chiaretto