sexta-feira, 25 de abril de 2008

Na mira dos consultores – Headhunters


Dicas de Robert Wong para você despertar a atenção dos profissionais e se sair bem nas entrevistas:


1) Monte um currículo objetivo. Além dos dados pessoais, apresente a posição e área que esta pleiteando, dê três ou quatro características de suas principais qualificações, sua escolaridade e o histórico profissional – que deve descrever características das empresas, atividades e realizações efetivas que promoveu.

2) No currículo, cite dados precisos de produtividade. Por exemplo: “no período de 2000 a 2005, triplicamos as vendas dos produtos X no mercado internacional, em X% gerando um faturamento Y e a contratação de N funcionários.

3) Ter o registro de um MBA no currículo é um diferencial, mas pode pesar contra você se for meramente um canudo. Para ter valor, precisa estar relacionado à área em que você atua.

4) Descreva atividades de interesse pessoal, como lazer e ações voluntárias, por exemplo. Nos últimos cinco anos, isso tem despertado o interesse das empresas.

5) Cuidado com passagens muito rápidas em empregos anteriores. Para um executivo, um limite mínimo é de 03 (três) anos. A alternância rápida demonstra instabilidade.

6) Antes de ir a uma entrevista faça o trabalho de casa: estude a empresa. Mostrar desconhecimento pesa negativamente.

7) Tenha uma postura ética, não valorize demais suas conquistas, mas também não esconda ou minta sobre elas.

8) Não tenha medo de apertar a mão e olhar “nos olhos de seu interlocutor”.

9) Formule perguntas. A inteligência não está só na respostas certa, mas na pergunta inteligente – que demonstre conhecimento geral e, ao mesmo tempo, curiosidade e analise sobre o mercado em que pretende atuar.

Nenhum comentário: