sexta-feira, 25 de abril de 2008

Guia da AUTOVALORIZAÇAO


TENHA CARISMA – aposte fortemente em seu magnetismo pessoal. Ele existe e você deve desenvolvê-lo. A palavra carisma, usada para designar alguém muito atraente e convincente, vem do termo religioso, Kharisma, que significa crisma ou crismado, uma pessoa que recebeu uma graça ou dom divino. Cultive e exerça seu próprio carisma.

SAIBA SE RELACIONAR – saiba do seguinte: a grande maioria das empresas seleciona seus profissionais atribuindo um peso maior à inteligência emocional do que à competência técnica. Saber se relacionar bem, portanto, é vital para sua carreira.

ETICA, SEMPRE – seja ética na hora de se promover. Você tem de se fazer percebida, mas sem que isto implique em recorrer a alardes exagerados, truques ou golpes baixos.

SEJA SUA MELHOR AMIGA – marketing é algo que tem de estar presente em todas as pessoas, independente da área de formação. Seja uma eficiente marketeira de si própria, seja sua melhor amiga. Saiba divulgar para todos suas qualidades.

DEVORE Informações – estudar não é só fazer cursos. É ler bons livros, freqüentar palestras interessantes, ser leitora constante de jornais e revistas. É absorver informações e trabalha-las em sua mente. Há mil maneiras diferentes de fazer isto. Descubra a mais adequada.

OXIGENE SUA MENTE – Seja intelectualmente curiosa. Sabe o que é isso? É gostar de se informar sobre assuntos que não tenham necessariamente a ver com seu trabalho ou com sua vida. Estude historia da arte. Ouça música clássica. Oxigene seu cérebro com informações novas, diferentes das que ele esta acostumado a receber.

ELEVE A AUTO-ESTIMA – valorizar-se implica gostar de si própria. Então faça a si mesma esta pergunta: Eu tenho uma boa auto-estima? Eu gosto de mim mesma? Se a resposta for positiva, ótimo. Caso contrário busque mudar isto, se preciso até com ajuda de um terapeuta.

SEJA TOLERANTE – por outro lado, valorizar-se não significa ser cega para os próprios defeitos. Admita suas fraquezas, tente corrigi-las. Peça desculpas quando cometer um erro seja mais tolerante consigo. É algo que faz muito bem.

OLHE DIFERENTE
– perda de emprego, perda de namorado são inimigos da auto-estima. Não julgue jamais que você é o fracasso são uma única entidade, isto nunca é verdade. Adquira um olhar analítico sobre o mundo.

SEM CULPAS – não se cobre tanto. Esforce-se, faça o melhor que estiver a seu alcance no mundo corporativo e fora dele. Você deu o melhor de si: seu compromisso consigo mesma está quitado. Pense assim, e verá como a vida fica mais simples, prazerosa e alegre.
Este texto possui um enfoca mais feminino, votado para as executivas, consultoras, gestoras. Mas não significa que os homens não tiraram proveito do mesmo. Assim, boa leitura para todos.
Simone C Chiaretto

Nenhum comentário: