sábado, 11 de outubro de 2008

10 Dicas para ATENDER BEM

SABER QUE TODOS FAZEM PARTE DO ATENDIMENTO: Independentemente da área em que atue, fique atendo às solicitações dos clientes internos ou externos e evite o “isso não é comigo”.

CUIDAR DE SUA IMAGEM: Crie uma imagem que facilmente o identifique, preste atenção em sua apresentação pessoal, no crachá e no uniforme.

ACORDAR TODAS AS MANHAS DE BOM HUMOR: Sorria e imagine que “hoje é um dia em que você ainda não viveu” e que valerá a pena vive-lo intensamente.

SABER GOSTAR DE PESSOAS: Cative os outros de forma que sorriam para você com facilidade e sinceridade.

JAMAIS SER AGRESSIVO: Evite a agressividade com as pessoas, respeite totalmente os espaços e os direitos de todos.

SER POSITIVO E OTIMISTA: Procure sempre o lado positivo das coisas, utilize-se de elogios e busque ser generoso. Assim, as pessoas responderão com alegria e positivimos.

APRENDER E ACEITAR: Identifique os gestos e as reações das pessoas de forma que não se torne desagradável ou inconveniente.

OUÇA OS OUTROS: Tenha a capacidade de saber ouvir o que às pessoas falam, procurando interpretar o que disseram e o que deixaram de falar, exercitando o “ouvir com a inteligência, não só com o ouvido”.

SABER INTERPRETAR O TOM DE VOZ: Aprender a identificar o tom de voz das pessoas para descobrir a real importância de cada “fala” e os valores do que foi dito.

MANTER-SE DISPOSTO: Preste o melhor serviço, agregue mais valor e esteja sempre pronto para atender aos clientes.


Matéria: Revista Venda Mais

Abçs

Simone Coelho Chiaretto

TENHA FOCO

Se você deseja colecionar vitórias, precisa ter foco naquilo que almeja alcançar. Isso porque é grande o número de pessoas que se perdem durante o caminho, simplesmente por fazerem coisas que não precisam, tirando a atenção daquilo que realmente precisa ser feito.

Ter foco é saber exatamente onde se deseja chegar.
Ter foco é estabelecer metas claras que o levem ao lugar desejado.
Ter foco é não perder tempo.
Ter foco é ter um mapa para se orientar
Ter foco é ser perseverante para não desistir



Faça uma pausa e observe es o seu foco está nos problemas ou nas soluções que precisa alcançar. Não perca tempo com coisas e conversas sem sentido. Siga firme no seu propósito. Afinal, a vida é muito breve para se perder tempo com coisas supérfluas.
Que a partir de hoje seu foco seja o sucesso, trabalho contínuo, fazer o bem a todos à sua volta, pois quem tem foco sabe exatamente aonde quer chegar.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

06 pontos do Novo Lider


6 Pontos No Nv Lider

From: simonechiaretto, 1 hour ago


6 Pontos No Nv Lider
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: treinamento marketing)






SlideShare Link

Texto do Professor Marins - Vale a pena ler e indicar aos amigos


SOCORRO! QUERO SER MOTIVO!!!


Muitas pessoas ficam esperando que outras pessoas as motivem. Vão morrer esperando! É impossível motivar alguém. Só a própria pessoa é capaz de se motivar. Por quê? Porque só ela é capaz de encontrar seus motivos para viver, para trabalhar, para fazer ou deixar de fazer.

Há pessoas que confundem motivação com emoção. Há pessoas que não entendem que, sendo o ser humano um ser racional, a motivação precisa ser encontrada pela razão e assumida com paixão e emoção. Mas a razão é que deve comandar o processo de motivação. É por isso que só pessoas motivadas podem vencer. Elas vencem porque sabem a razão, os porquês, os motivos de sua ação.

E uma pessoa realmente motivada sabe que a vida não é fácil, que há momentos em que é preciso redobrar a análise e o uso da razão e retomar a consciência dos motivos que conduzem a nossa vida. Nas dificuldades, é que conhecemos uma pessoa realmente motivada. Ela domina a sua vontade de desistir, de reclamar, de ter dó de si própria e, através da razão, entende que sempre haverá dificuldades e que elas só serão vencidas com esforço e comprometimento. Ela não fica esperando que alguém a motive. Ela própria busca, pela razão, novos motivos para continuar lutando e parte para a ação, com total domínio da vontade.

É fácil? Claro que não! Mas essa é a grande diferença entre o ser humano e os outros animais irracionais. O ser humano é capaz de encontrar os verdadeiros motivos para a sua ação em vez de agir somente com base em instintos e reações.

O ser humano, com o seu maior atributo – a liberdade – tem autonomia para decidir os motivos de sua vida, de entender que o que é transitório e o que é permanente e definitivo e fazer as opções que julgar as melhores para si próprio, assumindo as conseqüências de suas decisões livres.

E os verdadeiros motivados são aqueles, que fizeram a opção pelos valores permanentes da ética, da honestidade, do respeito às pessoas. São os que cuidam de sua saúde e segurança. São os que valorizam a família, os amigos, e tudo o mais que o dinheiro não consegue comprar. Esses entenderam com profundidade o sentido da verdadeira motivação. E você?

Pense nisso. SUCESSO

Professor Luiz Marins – antropólogo, consultor de empresas.

Novas postagens


Depois de um longo tempo de dedicando ao pequeno Arthur estarei de volta a partir do dia 10 de setembro com muitas novidades interessantes, onde destaco:

Um especial em movie maker sobre novas carreiras;
Uma matéria completa sobre “Desconto em Negociações”;
Dicas para se tornar SUPERVENDEDORES;
Dicas para ATENDER BEM;
E muito mais...

Agradeço a todos a fidelidade e a paciência que tiveram comigo por este período e o carinho com meu trabalho.

Obrigada de coração. E vejam só como o Arthur é lindo! (Mãe coruja)



Simone C Chiaretto

terça-feira, 24 de junho de 2008


10 DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR!

Luiz Marins, Ph.D.


Nunca como hoje, as empresas precisaram de verdadeiros “empreendedores”. Cada funcionário deve ter a atitude e comportamentos de “dono do negócio” e as empresas de sucesso são aquelas que tem em seus quadros verdadeiros “empreendedores”.
Quais as principais características de um "empreendedor"? Aqui vão elas:

1. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as idéias. A maioria das pessoas fica apenas na "boa idéia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem;
2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor!
3. O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer;
4. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis;
5. O empreendedor tem uma tenacidade incrível. Ele não desiste!
6. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança;
7. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e
segue em frente;
8. O empreendedor faz uso de sua imaginação.
Ele imagina-se sempre vencedor;
9. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem, na cabeça, várias alternativas para vencer;
10. O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade!


Pense nisso. Você tem estas características? Como é o seu pessoal? Você já pensou em criar programas para desenvolver no seu pessoal o necessário espírito empreendedor para enfrentar os desafios deste final de século?

PROJETO CLIENTE

Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante e preços similares, a empresa toda tem que tornar-se vendedora.

Vender hoje não é uma tarefa só para a equipe de vendas ou para o departamento comercial da empresa. É tarefa de toda a empresa. Se todos os departamentos e unidades de negócio, enfim todos os colaboradores, sem exceção, não se envolverem diretamente com a tarefa de conquistar, manter e fidelizar clientes, essa missão torna-se impossível.

Assim, uma das principais tarefas que a empresa deve fazer é estudar clientes. Os vendedores conhecem os produtos e serviços. Fazem cursos e treinamentos para conhecer melhor o que à empresa vende. Mas pouquíssimas empresas estudam clientes.

Para que esse estudo possa ser feito de maneira sistematizada, desenvolvi, há mais de vinte anos, um formulário “Projeto Cliente” que direciona esse estudo. Minha sugestão é que a empresa tome os seus principais clientes – de preferência os 20% de clientes que representam 80% de suas vendas e faturamento e mais alguns formadores de opinião – e faça, para cada uma dessas empresas, um “Projeto Cliente” em todos os seus detalhes. Esse projeto deve ser atualizado semestralmente para poder ter valor real para a empresa.

Nesse projeto, os vários departamentos da empresa, liderados pelo departamento comercial ou marketing, vão:


# Diagnosticar a Empresa Cliente: O que ela produz ou faz? Quem toma as principais decisões em relação aos nossos produtos ou serviços? Quem são os proprietários ou sócios ou acionistas majoritários? Quem são seus principais concorrentes? Como é a empresa em termos de desenvolvimentos tecnológicos e produtos e ou serviços de ultima geração; quanto tem comprado de nós? É cliente novo ou antigo? Desde quando compra de nós? Quais foram os seus últimos pedidos? Quais dificuldades temos encontrado neste cliente? O que a nossa concorrência está oferecendo a ela? Existe uma rotatividade de pessoas que seja considerável? Como o mercado a enxerga? Quais as suas principais características positivas e negativas em termos de relacionamento como o mercado e concorrência? Como são suas instalações, equipamentos? De que maneira poderemos fazer uma diferença de valor para essa empresa através de nossos produtos ou serviços?
O diagnostico é fundamental e toda a empresa deve ajudar nessa fase de diagnosticar a empresa cliente ou aquela para qual estamos querendo vender.

# Definir claramente os Objetivos e Metas: Afinal, o que queremos vender a ela? Quanto queremos vender? O que queremos ter nesta empresa em termos de produtos, serviços ou mesmo merchandising? Como queremos que seja o nosso relacionamento com as pessoas-chave da empresa? Aqui a empresa deverá decidir claramente o que realmente deseja.

Luiz Marins


A Oficina de Pessoas é uma empresa credenciada e autorizada a aplicar o Projeto Cliente. Esta apta para atender empresas e todos os portes.
Contato:
simonechiaretto@gmail.com

quarta-feira, 21 de maio de 2008

INICIATIVA - O que fazer?

Iniciativa é importante, mas não dá para sair fazendo tudo à sua volta, é preciso selecionar ações para saber o que fazer. Os passos necessários para se detectar o que precisa ser feito são:


1°. Conscientize-se da mudança
2°. Saia da rotina e mude sua maneira de agir.
3°. Pesquise novas alternativas e rumos para seus negócios.
4°. Rompa paradigmas, como: “Isso não vai funcionar”.
5°. Pesquise, pergunte e saiba ouvir.
6°. Compartilhe idéias com outras pessoas.
7°. Aja com arrojo e criatividade.
8°. Assuma a proposta de realizar coisas fora do comum.
9°. Faça pequenos ajustes, se necessário.
10°. Tenha um bom plano, no papel, de preferência.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Perdeu o Emprego? E Agora?


Perder o emprego é uma das situações mais desagradáveis que um profissional pode viver. Independente da causa, é um momento que pode ser financeira, emocional e socialmente difícil. O mais importante é que a perda de um emprego pode ser também o ganho de uma oportunidade. Só se deve olhar para trás com o objetivo de melhorar o que está à frente.

O profissional deve estar antenado nos acontecimentos de seu emprego, sua empresa e seu mercado para identificar sinais de que as coisas não vão bem. Se estes sinais são fortes, e as ações para evitar a demissão não são eficientes, o profissional que se antecipa ao fato terá maiores chances de se recolocar rapidamente.

A seguir estão algumas dicas do que fazer e não fazer se este momento chegar:

Networking - Diga a seus contatos que precisa de ajuda. Não há nada de errado nisso, e não é razão para sentir vergonha. Aproveite o círculo de relacionamentos que construiu (ou deveria ter construído) para identificar oportunidades. NÃO vá atrás daquela pessoa que você ignorou por tanto tempo para pedir ajuda. NÃO aja de forma falsa e interesseira. Isto ficará evidente e queimará sua imagem no mercado.

Atitude - Mantenha a calma e mostre serenidade para todos. Perder o emprego não é o fim do mundo, e sua atitude pode ajudar a mostrar o tipo de profissional que é. Tome um tempo (curto!) para se recompor e pensar em uma estratégia de recuperação. NÃO desconte seu stress em sua família e amigos. NÃO fique reclamando e buscando culpados. Isto gera uma energia negativa e não traz nenhum benefício para seu futuro. Em entrevistas, não perca tempo falando mal de seus antigos empregadores.

Carreira - Atualize seu currículo imediatamente, indicando as realizações positivas que obteve no último emprego. Aproveite o tempo para se atualizar com cursos e ou auto-estudo. Avalie alternativas ao emprego "tradicional". Pode ser o passo que faltava para você abrir seu negócio ou se tornar um consultor. Avalie o que poderia ter feito melhor no último emprego, e planeje como mudará estes pontos negativos na próxima oportunidade. NÃO ache que está de férias forçadas. Seu trabalho agora é procurar um emprego. NÃO aceite o primeiro emprego que achar (a menos que a situação financeira seja desesperadora). Busque uma oportunidade que lhe dê realmente boas perspectivas de futuro.

Finanças - Ajuste seus gastos à nova realidade, mesmo que seja de curto prazo. NÃO seja excessivamente otimista. Se seu colchão financeiro é pequeno, tome ações mais fortes para não gastá-lo rapidamente. NÃO seja excessivamente pessimista. Caso sua necessidade financeira não seja muito complicada no curto prazo, evite transformar sua vida e a de sua família em um inferno.

Fonte :
www.ogerente.com/congestionado



RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM 09 DICAS


1)Perfil do cargo: Não entenda o recrutamento como simples divulgação e preenchimento de vagas, mas com uma forma de atrair pessoas qualificadas que se encaixem nas necessidades das empresas. Antes de divulgar a vaga, defina claramente qual é o perfil do cargo e quais são as habilidades fundamentais que o candidato deve apresentar.

2)Recrutamento externo e interno: O recrutamento interno é uma excelente oportunidade para promoções e transferências. Um trabalho que, além de ser rápido e econômico para a empresa. Valoriza o funcionário – mas cuidado para colocar em risco a competência de um funcionário que já esteja bem em determinada função. Já o recrutamento externo, apesar de mais caro, pode renovar o quadro de funcionários e atrair pessoas que já foram desenvolvidas e treinadas por outras empresas.


3)Entrevista: A entrevista é a oportunidade que a empresa tem para conhecer melhor o candidato. Aproveite a oportunidade e deixe que ele exponha suas qualificações e expectativas para que você possa confirmar as informações passadas pelo currículo. Faça perguntas diretas e que atenta não só as respostas, mas também ao comportamento do candidato.

4)Análise: Feita a entrevista, analise cuidadosamente tudo que o candidato apresentou. Identifique o que ele realmente domina e qual é o seu diferencial. Analise se o perfil do candidato se enquadra no perfil do cargo e não esqueça de avaliar questões como persuasão, motivação e empenho na realização de tarefas. Essas são características importantes para o profissional de vendas.

5)Igualdade: Aja profissionalmente no momento da seleção e não seja preconceituoso quanto à raça, sexo e, principalmente, idade. Leve em conta a experiência adquirida dos profissionais mais velhos. Se eles mantiverem o entusiasmo dos iniciantes, sendo capazes de continuar a aprender novas técnicas de venda, não há por que não contrata-los.


6)Experiência: Existem pessoas que iniciam no ramo de vendas sem ter muito conhecimento da área, mas que conseguem gerar uma energia favorável e positiva, adaptando-se rápido à empresa, bem como aos seus produtos e serviços. Por outro lado, candidatos mais experientes já conhecem o ramo e sabem adaptar-se a cada novo produto ou cliente. Verifique de qual perfil sua empresa necessita.

7)Currículo: Ao elabora um currículo, o candidato deve destacar todas as informações relevantes à sua carreira, como dados pessoais, objetivo profissional, formação acadêmica e experiências profissionais, além, è claro, de destacar suas realizações, conhecimentos, habilidades e atitudes.

8)Marketing Pessoal: Antes de qualquer coisa, o vendedor precisa vender sua imagem; e como a primeira impressão é a que fica, capriche no visual: roupas bem alinhadas, barba bem-feita nos homens e maquiagem adequada nas mulheres. Deixe os acessórios e penduricalhos excessivos em casa.

9)Comportamento: Durante a entrevista, o candidato deve ser sincero em todos os momentos e nunca tentar ser o que não é. Excesso de confiança é um dos grandes entraves do meio corporativo. Manter-se calmo e agir com naturalidade também é importante para o sucesso na entrevista. Utilize as informações que você levantou antecipadamente sobre a empresa.
Simone Coelho Chiaretto
Administradora de Empresas é palestrante e consultora de Vendas da Oficina de Pessoas. Especializada em Gestão de Pessoas, Marketing e Finanças.
simonechiaretto@gmail.com

“Não vendi minha alma para a empresa em que trabalho”

Ele falava “gatos e sapatos”, horrores detalhados da empresa em que trabalhava. Ninguém prestava! Os produtos eram ruins, as pessoas falsas e tudo o que de ruim o mundo poderia produzir estava em seu emprego. Quando todos da rodinha ficaram espantados com esse comportamento ele emendou: “Falo mal mesmo, porque não vendi minha alma para a empresa em que trabalho”. E continuou: “O fato de eu trabalhar lá não tem a nada a ver sobre o que eu penso das pessoas e dos produtos da empresa. É apenas o meu ganha pão”.

Conheço muitas pessoas assim. Pessoas que falam mal de seus empregos, de seus empregadores, de seus colegas de trabalho, dos produtos que elas próprias ajudam a fabricar e dos serviços que prestam. Todas dizem não terem vendido sua alma para a empresa em que trabalham e que, portanto, “só trabalham lá”.

Será que essas pessoas estão certas? Que elas podem falar mal de tudo e de todas em sua empresa, não há duvida alguma, afinal são livres. A pergunta mais profunda é se elas devem ter essa atitude, pois nem tudo o que podemos fazer, devemos fazer. Poder é uma coisa, fazer é outra. E por que elas não deveriam falar o que sentem? Por que deveriam elas deixar de ser verdadeiras? Afinal “não venderam suas almas” com dizem.

A razão é muito simples. Uma empresa é uma comunidade de trabalho. Todos os membros dessa comunidade são, na teoria e na pratica, responsáveis – isto é “respondem” – por essa comunidade, suas ações, seus produtos, serviços, etc. Se uma pessoa tem o repetido comportamento de falar mal de sua própria comunidade é porque ela não se sente membro dessa comunidade. E se não se sente membro da comunidade ela tem dois caminhos. Ou tenta mudar a sua comunidade e seus membros ou deve deixar essa comunidade buscando outra com a qual se identifique e sinta orgulho em participar. Uma pessoa que não tome um desses caminhos, e opta permanecer não comunidade como um membro alheio a ela, não está eticamente correto. Essa é a razão.

Assim, realmente você não precisa “vender a sua alma” para sua empresa ou para o seu emprego. Mas lembre-se que participar de uma comunidade traz exigência morais e éticas das quais você não pode se esquecer. E, lembre-se, a empresa nada mais é que uma comunidade de trabalho.

Veja se você tem esse habito de falar mal de sua empresa, de seus colegas, de seus chefes, de seus subordinados. Mude esse habito. Faça alguma coisa para mudar a realidade de sua empresa e, se você ver que essa mudança é impossível e você realmente não concorda com os rumos atuais, tenha coragem de sair e buscar outra comunidade onde suas idéias sejam aceitas.

Pense nisso. Suce$$o!!!!


Artigo: Luiz Marins – Revista Carreira e Gestao nr° 01

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Capacitaçao Profissional


Capacitaçao Profissional


From: simonechiaretto, 1 month ago





Curso de capacitaçao profissional para todos que querem se destacar em suas organizaçaoes e conseguir excelentes resultados.


SlideShare Link

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Saiba como ser um bom líder

Quem já ocupa um cargo de chefia ou pretende evoluir na carreira precisa aprender a desenvolver características de liderança.


Você ganha o comprometimento da equipe.

Hoje mais do que chefes, as empresas procuram líderes para seus quadros. Ou seja, querem que seus gestores sejam pessoas que não apenas coordenem as equipes para garantir que o trabalho seja feito, mas que também atuem como motivadores, inspiradores, gerenciadores de crises e conflitos, além de agentes de inovação e mudança na companhia.
“Atualmente, qualquer gestor é responsável pelo relacionamento com sua equipe”. No passado, diante dos problemas as chefias transferiam esta responsabilidade ao recursos humanos e ao departamento pessoal.

Por que as empresas se preocupam tanto em desenvolver lideranças?

Uma empresa descapitalizada pode tomar empréstimos no banco, mas uma empresa sem lideranças tem pouca chance de sobreviver.

Sem lideranças bem preparadas, uma empresa só consegue bons resultados em curtos períodos de tempo. No longo prazo, acabam enfrentando dificuldades e corre o risco de perder a competitividade. Tornam-se alvos fáceis de venda, fusão ou acabam falindo. Já empresas com lideres eficientes comprometem os liderados com seus objetivos e aumentam a produtividade.

Entender o papel do líder é condição, portanto, para quem já ocupa um posto de chefia em qualquer nível hierárquico ou mesmo para quem pretende evoluir na carreira e na empresa. E o ponto de partida é fazer uma auto-análise para entender se tem ou não perfil de liderança e se é necessário desenvolver habilidades e competências.
“Aprender a ser líder não é tão fácil como aprender o conteúdo de um curso técnico. Mas há treinamentos para isso e é possível conseguir bons resultados. A empresa deve identificar as pessoas mais leais e comprometidas com a organização, para investir no seu desenvolvimento”.
A liderança é uma característica pessoal que alguns têm mais e outros menos. Pode-se, porém, melhorar essa característica, embora não seja possível transformar uma pessoa sem nenhuma vocação para isso em um grande líder empresarial.

Há uma crescente procura por lideres, entretanto, não quer dizer que as empresas podem prescindir de bons administradores. Nem sempre um bom líder é um bom administrador e vice-versa. Pessoas carismáticas, infalíveis e visionarias são exceção e não regra. Portanto, busca-las no mercado é meio sonhador. É certo que há lideres com uma ou mais dessas características. Mas boa parte consegue exercer muito bem seu papel mesmo sem ser reconhecida com uma personalidade magnética, de caráter excepcional.

A grande maioria já cometeu ou cometerá muitos enganos, e sua característica de liderança se manifestará ao admitir os erros e aprender com eles.
Os lideres simplesmente não podem ser vistos como profetas ou mágicos. O que eles precisam é definir com clareza as metas que querem alcançar.

Abaixo dicas para desenvolver a capacidade de liderança:
#Tenha confiança em si mesmo para não perder inspiração e nem transmitir desanimo aos liderados.
#Acredite naquilo que faz. Se você não gostar do seu trabalho, não vai conseguir motivar a sua equipe.
#Trace objetivos claros para orientar os subordinados.
#Seja transparente na comunicação. É fundamental para evitar boatos.
#Saiba cobrar, mas saiba também elogiar na hora certa.
#Seja humilde. Faça auto-análises e tenha abertura para admitir que não sabe tudo.
#Aceite a diversidade de pessoas. Ajuda a fortalecer o grupo e a enriquecer os trabalhos.
#Apredenda a administrar conflitos. Procure agir com serenidade.

Simone Coelho Chiaretto
Administradora de Empresas é palestrante e consultora de Vendas da Oficina de Pessoas. Especializada em Gestão de Pessoas, Marketing e Finanças.
simonechiaretto@gmail.com

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Desenvolva sua criatividade


Provavelmente, a sua capacidade de criar já é suficiente para levá-lo mais longe que você imagina. É possível que lhe falte mais autoconfiança e persistência que genialidade, posto que, muitas vezes, é justamente na simplicidade que se manifesta a genialidade. Assim, sugiro três pontos importantes:

Você tem potencial – Podemos dizer que potencial é a capacidade ainda não utilizada. Ou seja, é tudo que você pode fazer, mas ainda não fez. Idéias impressionantes estão aí, dentro de você, esperando a hora de sair, de vir à luz e encantar o mundo. Talvez seja uma obra de arte ou um modelo de gestão ou uma competência profissional de grande eficácia. Eu não sei o que é, mas está aí, quem sabe meio adormecida, mas não morta. Então, não sufoque o potencial que está querendo se expandir. Disponha-se a ser tudo que você pode ser e brilhe o mais forte que puder.

Coisas simples fazem à diferença – Nem tudo que é bom é complicado ou de difícil entendimento. Se fosse, poucos poderiam usufruir. Colocar uma haste na lateral de um copo para não queimar a mão devido ao calor da bebida é uma idéia bastante simples. No entanto, traz conforto e segurança às pessoas. Portanto, não fique esperando uma idéia incrível, pode ser que a sua genialidade esteja justamente na aplicabilidade que tem.

Acredite na possibilidade - É impressionante como certas pessoas têm a tendência de acreditar na impossibilidade! Estão o tempo todo dizendo que não vai dar certo, que não vai funcionar. Você já viu alguém que tem essa postura se destacando e realizando seus sonhos? Nunca! São pessoas paralisadas pelo próprio pessimismo. Incapazes de ir à frente pelo medo e acomodadas. Na verdade, essa é apenas uma opção de vida.


Fonte: Revista Venda Mais
Texto: Luciano Martins com inserções de Simone C Chiaretto.

Meditaçao


Viver o presente


"O ontem é um cheque sustado.

O amanha, uma nota promissória.

O hoje é dinheiro na mão - gaste-o com sabedoria"

Anomino




Que desafio viver o presente! Passamos tanto tempo ocupados matando o momento presente, com preocupações sobre o dia de amanha ou arrependimentos sobre o dia de ontem, que acabamos matando o dia de hoje também. Ironicamente, tudo que realmente podemos fazer é viver o presente.

Viver o presente significa perceber - perceber quando estamos cansados, perceber quando precisamos parar para ir ao banheiro, perceber quando precisamos descansar.

Viver o presente significa sair para dar uma volta apenas pelo prazer de caminhar, e não para ir a algum lugar. Viver o presente significa perceber e apreciar o momento. Viver o presente significa viver a própria vida, não pensar sobre ela.

Se eu viver minha vida, não serei uma obra inacabada.



Texto de Anne Wilson Schaef - Meditações para mulheres que fazem demais.




Mas os homens também se encaixam nesta situação, então este texto é para todos os amigos leitores do blog.

Uma boa semana a todos!!!!

Suce$$o.


Simone C Chiaretto

quinta-feira, 1 de maio de 2008

EMPREGABILIDADE

Hoje é o dia do Trabalhador. Como presente fiz este video alegre, com ares de cinema mudo, diverto mas que da grandes dicas para que voce trabalhador permaneça e cresce o seu indice de empregabilidade e de sustentabilidade profissional.
Bom feriado!!!

Simone Coelho Chiaretto

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Como se superar todos os dias

Eis algumas regras simples para você ir além de seus limites:
  1. Levante-se cedo. Você já deve ter ouvido falar que " O pássaro madrugador pega a minhoca". Bem, o ditado esta errado: "O pássaro madrugador ganha dinheiro. Enquanto os outros ainda estão dormindo".
  2. Ame o que faz. Se não amar o seu trabalho, você nunca alcançará o topo de sua profissão. Tratando-se de vendas, ame-as ou deixe-as-
  3. Seja um estudante eterno. Quantos livros você leu no ano passado?
  4. Transforme sua raiva em resolução. Raiva é o maior desperdício de energia do planeta. Ela bloqueia o pensamento positivo e a criatividade.
  5. Transforme suas barreiras em oportunidades para avanços. Você pode chamar essa barreira de objeçao. Ou até mesmo rejeição. Insista. Ao encontrar uma barreira, insista até derrotá-la e você ganhará o controle sobre sua mente.
  6. Entenda que cada "não" significa "ainda não". A maneira como você decodifica as palavras determina o seu destino. Ganhe uma atitude de aceitação positiva e você manterá muitas portas abertas.
  7. Desligue a TV ou assista pouco. Você nunca terá sucesso assistindo televisão. Transforme o tempo que você gastava frente à telinha em tempo de estudo. Ou em tempo para pensar. Invista seu tempo, não o desperdice.
  8. Toda manha, reserve 20 minutos para uma leitura. Ler dá a você uma oportunidade para gerar, no silencio, ideias e sacadas. Você pode refletir sobre os pensamentos dos outros e, imediatamente, converte-los na sua própria formula de sucesso. Sua grande chance para o sucesso é ler. Aprenda para ganhar. Leia para ter sucesso.
  9. Escreva durante 20 minutos, todas as manhas. Sobre o que você deve escreve? Sobre o que quiser. Comece a esclarecer seus pensamentos e ideias por escrito.
  10. Ligue para pessoas que você ama e diga isso para elas. Mencione o quanto você gosta de cada uma. Amor, não é motivação. Amor é inspiração. Para ser o melhor, você precisa ir além da motivação, precisa se inspirar.
  11. Diga a si que você é o melhor. Muhammad Ali disse centenas de vezes: "Sou o maior de todos os tempos!". E milhares de pessoas concordam, como ele. Começou sua jornada se convencendo primeiro. Faça o mesmo.

Muito sucesso! Muita sabedoria! Muita força para seguir corretamente o seu caminho e escrever a sua historia com orgulho.

Simone C Chiaretto

sexta-feira, 25 de abril de 2008

CONFIRA AS DICAS DE ROBERTO JUSTUS PARA O LIDER SER BEM-SUCEDIDO E VENCEDOR

Entrevista concedia a revista Vida Executiva – Outubro de 2007


Em momentos de crise, use o bom senso. Com planejamento e estratégia, é sempre possível contornar mudanças repentinas e buscar os melhores resultados.
Diante de um corte inesperado de orçamento, avalie o impacto que tal corte por provocar no cumprimento das metas previstas e discuta com a equipe antes de tomar a decisão de agir. Ou mesmo de continuar ou interromper sua execução.
Manter o moral da equipe é função prioritária de todo líder. Por isso, demissões ou afastamentos devem ser feitos, de forma mais respeitosa possível, de modo claro, consciente e com critérios transparentes.
Idealismo e otimismo são características pessoais que podem conduzir os negócios para o sucesso ou fracasso. Um empreendedor com algumas dessas qualidades imprime disposição para o sucesso, o que pode perfeitamente refletir-se em resultados práticos.
Outras qualidades que fazem um grande líder empresarial são ética, liderança, comprometimento, determinação, ousadia, competitividade, dinamismo e senso de organização.

Guia da AUTOVALORIZAÇAO


TENHA CARISMA – aposte fortemente em seu magnetismo pessoal. Ele existe e você deve desenvolvê-lo. A palavra carisma, usada para designar alguém muito atraente e convincente, vem do termo religioso, Kharisma, que significa crisma ou crismado, uma pessoa que recebeu uma graça ou dom divino. Cultive e exerça seu próprio carisma.

SAIBA SE RELACIONAR – saiba do seguinte: a grande maioria das empresas seleciona seus profissionais atribuindo um peso maior à inteligência emocional do que à competência técnica. Saber se relacionar bem, portanto, é vital para sua carreira.

ETICA, SEMPRE – seja ética na hora de se promover. Você tem de se fazer percebida, mas sem que isto implique em recorrer a alardes exagerados, truques ou golpes baixos.

SEJA SUA MELHOR AMIGA – marketing é algo que tem de estar presente em todas as pessoas, independente da área de formação. Seja uma eficiente marketeira de si própria, seja sua melhor amiga. Saiba divulgar para todos suas qualidades.

DEVORE Informações – estudar não é só fazer cursos. É ler bons livros, freqüentar palestras interessantes, ser leitora constante de jornais e revistas. É absorver informações e trabalha-las em sua mente. Há mil maneiras diferentes de fazer isto. Descubra a mais adequada.

OXIGENE SUA MENTE – Seja intelectualmente curiosa. Sabe o que é isso? É gostar de se informar sobre assuntos que não tenham necessariamente a ver com seu trabalho ou com sua vida. Estude historia da arte. Ouça música clássica. Oxigene seu cérebro com informações novas, diferentes das que ele esta acostumado a receber.

ELEVE A AUTO-ESTIMA – valorizar-se implica gostar de si própria. Então faça a si mesma esta pergunta: Eu tenho uma boa auto-estima? Eu gosto de mim mesma? Se a resposta for positiva, ótimo. Caso contrário busque mudar isto, se preciso até com ajuda de um terapeuta.

SEJA TOLERANTE – por outro lado, valorizar-se não significa ser cega para os próprios defeitos. Admita suas fraquezas, tente corrigi-las. Peça desculpas quando cometer um erro seja mais tolerante consigo. É algo que faz muito bem.

OLHE DIFERENTE
– perda de emprego, perda de namorado são inimigos da auto-estima. Não julgue jamais que você é o fracasso são uma única entidade, isto nunca é verdade. Adquira um olhar analítico sobre o mundo.

SEM CULPAS – não se cobre tanto. Esforce-se, faça o melhor que estiver a seu alcance no mundo corporativo e fora dele. Você deu o melhor de si: seu compromisso consigo mesma está quitado. Pense assim, e verá como a vida fica mais simples, prazerosa e alegre.
Este texto possui um enfoca mais feminino, votado para as executivas, consultoras, gestoras. Mas não significa que os homens não tiraram proveito do mesmo. Assim, boa leitura para todos.
Simone C Chiaretto

Pensamento

"Vender é uma habilidade aprendida, adquirida por pessoas com atitude, aptidão, força, desejo e persistência para ter sucesso"

Jefrey Gitomer

Na mira dos consultores – Headhunters


Dicas de Robert Wong para você despertar a atenção dos profissionais e se sair bem nas entrevistas:


1) Monte um currículo objetivo. Além dos dados pessoais, apresente a posição e área que esta pleiteando, dê três ou quatro características de suas principais qualificações, sua escolaridade e o histórico profissional – que deve descrever características das empresas, atividades e realizações efetivas que promoveu.

2) No currículo, cite dados precisos de produtividade. Por exemplo: “no período de 2000 a 2005, triplicamos as vendas dos produtos X no mercado internacional, em X% gerando um faturamento Y e a contratação de N funcionários.

3) Ter o registro de um MBA no currículo é um diferencial, mas pode pesar contra você se for meramente um canudo. Para ter valor, precisa estar relacionado à área em que você atua.

4) Descreva atividades de interesse pessoal, como lazer e ações voluntárias, por exemplo. Nos últimos cinco anos, isso tem despertado o interesse das empresas.

5) Cuidado com passagens muito rápidas em empregos anteriores. Para um executivo, um limite mínimo é de 03 (três) anos. A alternância rápida demonstra instabilidade.

6) Antes de ir a uma entrevista faça o trabalho de casa: estude a empresa. Mostrar desconhecimento pesa negativamente.

7) Tenha uma postura ética, não valorize demais suas conquistas, mas também não esconda ou minta sobre elas.

8) Não tenha medo de apertar a mão e olhar “nos olhos de seu interlocutor”.

9) Formule perguntas. A inteligência não está só na respostas certa, mas na pergunta inteligente – que demonstre conhecimento geral e, ao mesmo tempo, curiosidade e analise sobre o mercado em que pretende atuar.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Marketing Empresarial

http://www.slideshare.net/simonechiaretto/marketing-empresarial-370459


Conteúdo da palestra de Marketing Empresarial ministrada para o curso de Gestão Empresarial da Newton Paiva neste 23 de Abril de 2008

Ou vejam pelo http://simonechiaretto.zip.net - Neste blog o conteùdo ja esta disponivel para downloads.

Video - Parabola do Lapis

10 PALAVRAS PARA O SUCESSO

Todo vencedor parte de um SONHO, quem tem um sonho tem tudo, quem não tem um sonho não tem nada.
Não adianta ter um sonho e não ser OTIMISTA. Acredite na realização de seu sonho ou ninguém acreditará.
Se você tem um sonho e acredita nele, tenha a INICIATIVA de executá-lo.
Quando tiver a iniciativa da execução, trace METAS. Para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve.
Traçadas as metas, é hora do TRABALHO, tendo em vista que o sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração.
Muitas barreiras serão removidas durante a caminhada em busca do sucesso, e a PERSISITENCIA será necessária, pois o primeiro degrau do sucesso é o fracasso, justamente para dar tempero ao vencedor.
Uma característica do vencedor é a POSTURA. Você é o que parecer ser nunca descuide de sua forma de ser, de se apresentar e de tomar decisões.
Todo vencedor é um vendedor nato de si. Sua CAPACIDADE de comunicação é que faz a diferença na hora de conquistar seu espaço, no mercado e na vida.
O vencedor não hesita em suas decisões, pois são frutos de muito TREINAMENTO. Nunca se contente em saber mais ou menos. Saber é saber e isso é resultado dos treinamentos.
Chegar ao final de seus projetos é obrigação do vencedor. Sem a CONCLUSAO, os demais ensinamentos perderiam o valor. O mundo só guarda o nome de quem chega ao final da jornada com sucesso.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

terça-feira, 15 de abril de 2008

Consultores - Vendedores %%% DICAS %%%

Análise nas visitas apontam principais falhas nos consultores novatos:
1 - Falam demais, em vez de escutar o cliente.
2 - Vendem o que querem vender, não o que o cliente quer comprar.
3 - Respondem perguntas que não foram feitas. È comum que novatos encontrem algo no produto que eles não gostem e já apresentem uma resistência contra isso. Só que pode ser que o cliente não ligue para aquele detalhe, para começar.
4 - Não sabem parar, tornam-se chatos.
5 - Demoram a fechar, mesmo quando o cliente já decidiu.
6 - Gastam tempo demais tornando-se amigos do prospect.
7 - Têm medo de ouvir um não e não aprendem com as negativas.
8 - Não param para analisar o que deu errado/certo com cada cliente , assim não têm a mínima idéia de qual será o resultado da sua próxima venda.
9 - Não tem orgulho de vender, não entenderam que vender significa resolver problemas / atender necessidades

Faça uma análise do seu dia
O que + me irritou hoje?
O que demorou + do que devia?
O que causou mais reclamações?
O que os cliente não intenderam bem hoje?
O que foi mais complicado de fazer hoje?
Que situação exigiu muito mais empenho de mim do que eu esperava?
Onde acertei?
Onde errei?

Foco no cliente
Precisa-se de clientes.
Conquista diária.
O melhor vendedor é o cliente encantado
Cliente tem que ser bem atendido, nunca deixe de atendê-lo. Indicações representa 48% dos fechamento.
Concorrência de consultores para ofertar propostas as empresa.
Nunca há crise para bons vendedores, preparado ou fora do mercado.
Cuidado para não ser substituído pela tecla.(compra 0800)
A importância do nosso trabalho
Mal atendimento representa 68% de perda.

Simone Coelho Chiaretto - Consultora e Palestrante. Administradora de Empresas com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas, Finanças, Vendas & Negócios.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Maneiras de fechar a venda





Ação física – Coloque o pedido na frente do cliente. Essa é uma maneira de “quebrar o gelo” e transmitir confiança e seriedade.

Faça perguntas alternativas – “O senhor prefere à vista ou a prazo”? Isso ajuda o cliente pensar na conclusão do negócio.

Sugira ofertas adicionais – Apresente propostas complementares ou condições diferenciadas, gerando a possibilidade de várias alternativas de negócios e possíveis crescimentos.

Dê a sensação de perda – Mostre ao cliente que, se ele não comprar, vai perder uma ótima oportunidade.

Estimule a segurança – Demonstre certeza naquilo que está propondo ao cliente, realmente se comprometa com o sucesso dele.

Proponha continuidade
– Deixe clara a seqüência do relacionamento, mostre que ainda existem muitos desdobramentos futuros, novas vendas e ganhos, após essa compra.

Apresente uma oferta superior – Indicar uma proposta mais cara e completa é importante para gerar o pensamento futuro de crescimento.

Observe – Analise olhares, gestos, postura, comportamento e, principalmente, tom e velocidade da voz. Essas características são ótimas referencias para perceber o melhor momento de fechar a venda.


Boas vendas e suce$$o

Simone C Chiaretto

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Será que minha equipe está negociando bem?

Muitas vezes, perguntam-me como avaliar se a equipe está evoluindo nas suas negociações. Antes de responder, pergunto se o líder tem muito claro quais os objetivos que desejaria alcançar e quais os pontos fracos que deveriam melhor.
Pela minha experiência, indico ter sempre alguns cuidados especiais com os itens a seguir:

Verifique se os seus vendedores estão se preparando para as negociações. Se estão “antenados” com o que acontece com a concorrência e o mercado.
Quando um vendedor estiver saindo para ir se encontrar com o cliente, peça que lhe mostre um script onde constem os objetivos e pontos principais desta visita. Os objetivos devem ser claros, mensuráveis e tangíveis. Na volta, juntos, verifiquem e avaliem como foi à apresentação e se os objetivos foram atingidos.
Observe se as propostas enviadas para os clientes são padronizadas e focam o interesse do vendedor ou se refletem um LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES bem feito.
Note se as concessões começam a ser mais valorizadas e trocadas de forma estratégica. Certifique-se de que seu vendedor entende que não precisa dar muitas coisas para fechar um bom negócio.


Ideal é que o gerente tenha uma planilha que mostre a lucratividade por vendedor. Quanto cada pessoa da equipe fatura, menos a sua despesa.

“O líder tem um papel fundamental no processo de assimilação e mudança dos hábitos da sua equipe. É ele quem monitorará as atitudes, verificando se a forma como as vendas acontecem estão de acordo com o que a empresa acredita que seja adequado”.


Apenas tendo esses controles, o líder saberá o que fazer caso as atitudes estejam corretas e o resultado não ou ao contrário.


Simone Coelho Chiaretto - Administradora, consultora de vendas, palestrante da Oficina de Pessoas.


Dicas para um levantamento de necessidades com sucesso.

Técnica e Persuasão
Conheça as necessidades dos clientes antes de vender: Demonstre atenção quando o comprador estiver externando os problemas, não o interrompa oferecendo soluções imediatas, pois isso desvaloriza as colocações do cliente, passando-lhe certa arrogância.

Anote os pontos mais importantes: Tenha sempre um bloco de anotações ou agenda para escrever os principais problemas a serem solucionados. Assim, você demonstrará atenção e valorizará as colocações dos clientes. Lembre-se: a cabeça não registra tudo, o papel sim.

Formule perguntas inteligentes: Formule, com antecedência, algumas perguntas sobre o negocio e a empresa do cliente. Isso o fará falar das suas necessidades e anseios, oportunizando uma futura valorização nas soluções personalizadas que você irá apresentar.

Pesquise a empresa e o produto do cliente: Antes de visitar ou falar com seu cliente, conheça a empresa dele através da internet, revistas, jornais e todos os meios de comunicação que o ajudem a entender melhor o mercado em que ele está inserido. Assim, você terá mais informações para apresentar argumentos consistentes.

Crie um banco de dados personalizado: Após conversar com o cliente e ter anotado toas às informações, cadastre-o em um banco de dados, inserindo todas as informações que achar interessantes para um futuro contato.
Simone C Chiaretto
Fonte: Venda Mais
Contribuiçao de: André Silva - AJS Consultoria

Atributos do VENDEDOR


VeNdA SeMpRe MaIs: Todo vendedor precisa ter a vontade insaciável de vender muito. Nunca perca a oportunidade de fechar ou iniciar um bom negócio, não importa o local.

O ClIeNtE é QuEm MaNdA: Não discuta com o cliente, afinal ele sempre tem razão. Se ele não gostou da mercadoria, não importa o motivo, devolva o dinheiro.

EsTeJa AtEnTo AoS ReSuLtAdOs: Não adianta ser a pessoa mais legal e sociável da empresa se não conseguir vender muito. Para chegar lá, é preciso trabalhar duro.

SaiBa OuVir o ConNSuMidOr: Um dos grandes segredos de uma boa venda é deixar as pessoas falarem à vontade. Se esse dialogo for bem trabalhado, todos os segredos e desejos de compra ficarão expostos, o que significa uma grande venda para um vendedor de talento.

QueIRa SeR o MeLHoR: Uma boa dose de competitividade é imprescindível para quem quer vencer nessa atividade. Esse é o jogo do capitalismo que deve ser colocado em prática de maneira saudável.

DiVirTa-SE VeNdEnDo: Você deve ter bons argumentos de vendas a respeito de seus produtos, mas eles devem vir acompanhados de humor. Faça o seu cliente rir e terá percorrido metade do caminho. Coloque um sorriso nesse rosto.

ZeLe pElA Sua CRediBiLiDAdE: Esse é o maior patrimônio do vendedor. Conquistar é difícil e perder é muito fácil.

SiGa SuA Intuição: No momento decisivo de fechar o negócio, não vacile, confie no seu instinto de bom vendedor.

TuDo é VEnDA: Não vendemos apenas produtos, mas idéias, projetos, valores, opiniões e muito mais. Estamos vendendo na empresa, em casa, na escola, com os amigos, namorado(a). Tenha isso em mente. O vendedor de verdade encara tudo como uma boa venda.

SeJa CoRdiAL: Qualquer consumidor, independentemente da aparência ou classe social, merece ser tratado com respeito e educação. Eles são a razão da nossa existência.

EnCaNtE: A sedução de um cliente começa no sorriso do vendedor, na atenção e no tempo dispensados. O interesse demonstrado deve ser genuíno e qualquer duvida tratada como especial.

APRENDA A VARIAR SUA VOZ E SUA FALA

No livro A Era do Relacionamento, da editora Fênix, a autora, Ana Maria Moreira Monteiro, explica que o operador de telemarketing deve ser capaz de realizar diferentes variações com a voz e com a fala. “Cada variação deve transmitir exatamente o que ele quer, sem gerar sensações negativas ao cliente”. Para varia a voz e a fala de modo positivo, siga as seguintes instruções:

Tenha a voz mais firme
Evite excessos de volume
Utilize modulação variada
Articule precisamente as palavras
Mantenha uma velocidade média que permita ao cliente entender o que você quer falar


Simone C Chiaretto

Fonte: Venda Mais

terça-feira, 1 de abril de 2008

Alcance o sucesso em VENDAS




1. Tenha iniciativa: Você tem um sonho? Ouse e dê o primeiro passo para torná-lo realidade.


2. Mantenha o foco no que faz: Ocupe-se apenas com o que está fazendo no momento. O foco torna suas atitudes mais eficazes.

3. Motive-se para trabalhar: Estar motivado torna seu trabalho mais rápido e agradável. Ame o que você faz.

4. Comprometa-se com o que faz: Tenha em mente que estar comprometido fará com que seu trabalho seja executado de uma maneira melhor, o que resultará em mais chances de sucesso.

5. Seja criativo: A criatividade deve estar sempre presente na sua carreira como vendedor. Utilize-se dela para convencer as pessoas de que sua idéia é boa.

6. Persista em seus objetivos: As dificuldades aparecem para todos, saber enfrenta-las irá colocar você um passo à frente na busca pelo sucesso.

7. Desenvolva sua inteligência emocional: Em momentos de dificuldades, ter Inteligência Emocional fará você conseguir superar os obstáculos e seguir em frente.

8. Use a resiliencia e siga em frente: Todos enfrentam dificuldades. Os vencedores são aqueles que não se abalam e continuam em busca do sucesso.

9. Atue sempre com ética: A ética faz com que as pessoas valorizem mais o que você faz, dando-lhe mais pontos na busca pelo sucesso.

10. Desenvolva suas habilidades: Saiba se autodesenvolver. Aprender com os erros e repetir os acertos pode ser uma boa maneira.

Marketing Pessoal


06 DICAS PARA CONSTRUIR A SUA PROPRIA MARCA


É comum ouvirmos a expressão: “Somos todos vendedores”. E para triunfar no jogo do universo corporativo é necessário, antes de tudo, vendermos a nós mesmo.
A proposta deste artigo é levar você a compreender que uma marca não nasce, é construída. E que uma marca pessoal é conseqüência de um processo de diferenciação. O marketing pessoal significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si como se fosse um produto ou serviço.

1) Embalagem: O aspecto externo é o princípio de tudo. Você não poderá causar uma primeira impressão novamente. Para tanto, cuide de sua aparência trajando-se adequadamente, com base no ambiente e nas circunstancias, evitando o uso excessivo de acessórios (anéis, correntes, pulseiras) e cosméticos, aprendendo regras de etiqueta e melhorando seu vocabulário, tanto o falado quanto o escrito. Manter seu carro limpo e sua maleta executiva organizada também compõe essa regra.

2) Conteúdo: Embora o design seja determinante, se o que estiver por dentro não respaldar a expectativa criada, você seguramente deixara de se estabelecer. Por isso, cuide de sua formação acadêmica. Mas lembre-se de que o pedaço de papel emoldurado na parede é menos significativo que os livros que você ler, que as pessoas que conhecer e dos debates que participar.
Aprenda a redigir um currículo personalizado, objetivo e atualizado. Seja uma pessoa de atitude, praticando competências como: iniciativa, comprometimento, ousadia, persistência, criatividade, planejamento, persuasão, liderança e autoconfiança. Além disso, seja autentico e abuse da transparência e da ética. È o melhor caminho para conquistar a confiança e a simpatia das pessoas.

3) Visibilidade: Não adianta fazer o melhor produto do mundo se ninguém tiver conhecimento. É preciso comunicar e repercutir. Para construir uma marca, você precisa aparecer. Por isso, tenha sempre seu cartão de visitas à mão, mesmo que você esteja desempregado. Crie um website pessoal e aprenda a utilizar o e-mail. São instrumentos poderosos e de baixo custo. Participe de eventos para ver e ser visto.

4) Ênfase: Uma marca, para ser lembrada, precisa ser repetida. Se você esta no estagio inicial de construção da sua marca, considere até mesmo a possibilidade de atuar com um pseudônimo. E priorize nomes que facilitem a memorização e a identidade visual.

5) Divulgação: Você deve virar noticia – evidentemente não das paginas policiais. Nesse momento, a publicação de artigos e participação em eventos são instrumentos certeiros. Coloque a palavra networking em seu vocabulário e na sua agenda.


6) Diferenciação: Seguindo todos os passos anteriores, você ainda correrá um risco: ser notado com somente mais um, mais uma marca dentre tantas disponíveis no mercado. Por isso, você precisa se diferenciar. Desenvolver um estilo próprio, fazer as coisas de forma diferente e, assim, tornar-se único, exclusivo, admirado e presente no coração e na mente das pessoas.

C.A.R.I.S.M.A.

Vendedores carismáticos se destacam e conquistam seus clientes. Utilize as letras da palavra CARISMA em forma de acróstico para desenvolver o seu:

Cultive o bom humor – Pessoas gostam de alegria. Procure manter um sorriso verdadeiro, veja sempre o lado bom das coisas e seja positivo. Não seja uma pessoa “azeda”.

Aja com naturalidade – Nada pode ser forçado. Seja você mesmo: espontâneo e autentico.

Relacione-se com as pessoas – Comunique-se, seja amigável e acessível. Procure sempre ajudar os outros e saiba agradecer e reconhecer o esforço alheio. Mostre interesse pelas pessoas, preste atenção nos pequenos detalhes (nomes, aniversários, datas especiais, etc.).

Inspire confiança e entusiasmo – Para ser admirado, é preciso ser ético e mostrar autoconfiança. Atue com entusiasmo e será entusiasta.

Simplicidade com elegância – Todos nós procuramos pelo que é simples e funcional. Tudo o que é complexo e sem equilíbrio acaba nos afastando. As canções dos Beatles, por exemplo, eram elegantemente simples, fáceis de acompanhar e, por isso, conseguiam ser carismáticas.

Mantenha-se em condições de jogo – Cuide de sua aparência. Se você anda sempre com uma má postura física, com roupas malcuidadas, barba por fazer e cabelos desarrumados, seu cliente achará que você é desarrumado, seu produto é desarrumado, e sua empresa é desarrumada.

Ame e será amado – Seja apaixonado pelo seu trabalho. Envolva-se com causas que você realmente acredita. Carisma tem a ver com credibilidade. Se você não gosta do que faz, dificilmente alguém lhe dará algum crédito.

Como tornar-se um campeão de vendas

Boa notícia: as pessoas estão cada vez mais conscientes dos seus direitos. Desafio: nossos clientes estão entre essas pessoas. No mercado competitivo, os consumidores sabem que têm outras opções de compra.
Para você, isso é uma boa oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal. Seguindo as dicas abaixo, você pode tornar-se um excelente profissional de vendas. Confira você mesmo!

BOM HUMOR: Quem cultiva o bom humor alcança resultados muito mais positivos no contato com os clientes, em qualquer situação. A menor distância entre dois pontos é o bom humor.

ENTUSIASMO: Coloque o coração em todos os seus atos. Essa força faz com que o cliente acredite em você e sinta-se atraído pelo produto ou serviço que você oferece.

COMPROMETIMENTO: Esteja comprometido com os anseios do cliente, para surpreendê-lo com atitudes extremamente positivas.

ESPIRITO DE EQUIPE: Lembre-se de que seu colega de empresa é o cliente mais próximo. Atende-lo bem é o primeiro passo para que você tenha qualidade em seu trabalho.

PARTICIPACAO: Mostre-se realmente interessado e participativo. Quanto mais marcante for a sua presença na empresa, melhor.

APRESENTACAO PESSOAL: A primeira coisa que seu cliente observa em você é seu aspecto visual. Cuidar bem da aparência faz uma profunda diferença.

CONHECIMENTO: Se você quer que o cliente acredite em você, é preciso transmitir segurança em tudo o que disser a ele.

CHAMAR PELO NOME: O som mais agradável ao ouvido das pessoas é o próprio nome. Memorize o nome do cliente e diga-lhe o seu nome.

TREINAMENTO: Todos podemos sempre nos aprimorar. Aproveite todas as oportunidades para isso: leia, faça cursos, agregue valor ao seu próprio modo de trabalhar, e o maior beneficiado será você mesmo.

PREPARO FISICO: Cuide bem do seu corpo, com exercícios físicos, boas caminhadas e alimentação sadia. Você precisa estar energizado para ter sucesso em suas vendas.

Certamente você já conhece essas dicas e talvez já este esteja praticando todas, ou algumas delas. Guarde em lugar bem visível esses ensinamentos. Cada novo dia é tempo de renovar suas energias.

Simone Coelho Chiaretto
Consultora e Palestrante de Vendas e Motivação.

3 CARACTERÍSTICAS DE UM PROFISSIONAL DE VENDAS

01) GOSTAR DE VENDER: é fundamental acreditar que o vendedor está inserido no mundo dos negócios, que é dinâmico, estimulante, gratificante e reconhecido. Quando esse profissional é apaixonado pelo que faz, dedica-se em transformar essa profissão em um trampolim para realização pessoal.

02) CONHECIMENTO: todo vendedor deve buscar o máximo de informações sobre as características e os benefícios do serviço ou produto que oferece ao cliente. Estudar continuamente demonstra vontade e comprometimento. O cliente notará seu interesse e seu empenho.

03) EMOÇÃO: todo jogador, ao fazer um gol, vibra. O vendedor deve colocar emoção na arte de vender e também vibrar, comemorando cada venda, cada meta superada e cada cliente conquistado. Lembre-se de que um sorriso verdadeiro atrai outros mais.

Atitudes Empreendedoras

09 Atitudes

Oficina de Pessoas


Oficina de Pessoas
Criada da experiência de mais de 10 anos de mercado, a Oficina de Pessoas tem como objetivo atuar nas atividades de Consultoria, Treinamento, Representação Comercial e fornecer soluções em vendas, clima organizacional, abertura de novos negócios.

Especializada em treinamentos nas seguintes áreas: Atendimento e Relacionamento com Clientes em Setores Públicos e Privados, Vendas e Negociações, Gestão e Liderança de Pessoas, Comportamento, Ética e Etiqueta Organizacional.

Nossa especialidade abrange as seguintes áreas: Canais de Atendimento, Canais de Vendas, Gestão de Negócios, Gestão de Atendimento, Gestão de Vendas, Gestão de Pessoas, Planos de Negócios, Planejamento Estratégico.

Serviços:
· Treinamentos Exclusivos
· Cursos e Palestras
· Capacitação de talentos profissionais
· Assessoria em Gestão de Pessoas
· Treinamento & Desenvolvimento
· Pesquisa de clima organizacional
· Programa de desenvolvimento de equipes de trabalho
· Eventos de integração e melhoria das relações interpessoais

Contato:
Simone Coelho Chiaretto
Administradora de Empresas é palestrante e consultora de Vendas da Oficina de Pessoas. Especializada em Gestão de Pessoas e Marketing.
simonechiaretto@gmail.com
http://oficinadepessoas.zip.net
http://simonechiaretto.zip.net