terça-feira, 24 de junho de 2008


10 DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR!

Luiz Marins, Ph.D.


Nunca como hoje, as empresas precisaram de verdadeiros “empreendedores”. Cada funcionário deve ter a atitude e comportamentos de “dono do negócio” e as empresas de sucesso são aquelas que tem em seus quadros verdadeiros “empreendedores”.
Quais as principais características de um "empreendedor"? Aqui vão elas:

1. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as idéias. A maioria das pessoas fica apenas na "boa idéia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem;
2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor!
3. O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer;
4. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis;
5. O empreendedor tem uma tenacidade incrível. Ele não desiste!
6. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança;
7. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e
segue em frente;
8. O empreendedor faz uso de sua imaginação.
Ele imagina-se sempre vencedor;
9. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem, na cabeça, várias alternativas para vencer;
10. O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade!


Pense nisso. Você tem estas características? Como é o seu pessoal? Você já pensou em criar programas para desenvolver no seu pessoal o necessário espírito empreendedor para enfrentar os desafios deste final de século?

PROJETO CLIENTE

Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante e preços similares, a empresa toda tem que tornar-se vendedora.

Vender hoje não é uma tarefa só para a equipe de vendas ou para o departamento comercial da empresa. É tarefa de toda a empresa. Se todos os departamentos e unidades de negócio, enfim todos os colaboradores, sem exceção, não se envolverem diretamente com a tarefa de conquistar, manter e fidelizar clientes, essa missão torna-se impossível.

Assim, uma das principais tarefas que a empresa deve fazer é estudar clientes. Os vendedores conhecem os produtos e serviços. Fazem cursos e treinamentos para conhecer melhor o que à empresa vende. Mas pouquíssimas empresas estudam clientes.

Para que esse estudo possa ser feito de maneira sistematizada, desenvolvi, há mais de vinte anos, um formulário “Projeto Cliente” que direciona esse estudo. Minha sugestão é que a empresa tome os seus principais clientes – de preferência os 20% de clientes que representam 80% de suas vendas e faturamento e mais alguns formadores de opinião – e faça, para cada uma dessas empresas, um “Projeto Cliente” em todos os seus detalhes. Esse projeto deve ser atualizado semestralmente para poder ter valor real para a empresa.

Nesse projeto, os vários departamentos da empresa, liderados pelo departamento comercial ou marketing, vão:


# Diagnosticar a Empresa Cliente: O que ela produz ou faz? Quem toma as principais decisões em relação aos nossos produtos ou serviços? Quem são os proprietários ou sócios ou acionistas majoritários? Quem são seus principais concorrentes? Como é a empresa em termos de desenvolvimentos tecnológicos e produtos e ou serviços de ultima geração; quanto tem comprado de nós? É cliente novo ou antigo? Desde quando compra de nós? Quais foram os seus últimos pedidos? Quais dificuldades temos encontrado neste cliente? O que a nossa concorrência está oferecendo a ela? Existe uma rotatividade de pessoas que seja considerável? Como o mercado a enxerga? Quais as suas principais características positivas e negativas em termos de relacionamento como o mercado e concorrência? Como são suas instalações, equipamentos? De que maneira poderemos fazer uma diferença de valor para essa empresa através de nossos produtos ou serviços?
O diagnostico é fundamental e toda a empresa deve ajudar nessa fase de diagnosticar a empresa cliente ou aquela para qual estamos querendo vender.

# Definir claramente os Objetivos e Metas: Afinal, o que queremos vender a ela? Quanto queremos vender? O que queremos ter nesta empresa em termos de produtos, serviços ou mesmo merchandising? Como queremos que seja o nosso relacionamento com as pessoas-chave da empresa? Aqui a empresa deverá decidir claramente o que realmente deseja.

Luiz Marins


A Oficina de Pessoas é uma empresa credenciada e autorizada a aplicar o Projeto Cliente. Esta apta para atender empresas e todos os portes.
Contato:
simonechiaretto@gmail.com