1)Perfil do cargo: Não entenda o recrutamento como simples divulgação e preenchimento de vagas, mas com uma forma de atrair pessoas qualificadas que se encaixem nas necessidades das empresas. Antes de divulgar a vaga, defina claramente qual é o perfil do cargo e quais são as habilidades fundamentais que o candidato deve apresentar.
2)Recrutamento externo e interno: O recrutamento interno é uma excelente oportunidade para promoções e transferências. Um trabalho que, além de ser rápido e econômico para a empresa. Valoriza o funcionário – mas cuidado para colocar em risco a competência de um funcionário que já esteja bem em determinada função. Já o recrutamento externo, apesar de mais caro, pode renovar o quadro de funcionários e atrair pessoas que já foram desenvolvidas e treinadas por outras empresas.
3)Entrevista: A entrevista é a oportunidade que a empresa tem para conhecer melhor o candidato. Aproveite a oportunidade e deixe que ele exponha suas qualificações e expectativas para que você possa confirmar as informações passadas pelo currículo. Faça perguntas diretas e que atenta não só as respostas, mas também ao comportamento do candidato.
4)Análise: Feita a entrevista, analise cuidadosamente tudo que o candidato apresentou. Identifique o que ele realmente domina e qual é o seu diferencial. Analise se o perfil do candidato se enquadra no perfil do cargo e não esqueça de avaliar questões como persuasão, motivação e empenho na realização de tarefas. Essas são características importantes para o profissional de vendas.
5)Igualdade: Aja profissionalmente no momento da seleção e não seja preconceituoso quanto à raça, sexo e, principalmente, idade. Leve em conta a experiência adquirida dos profissionais mais velhos. Se eles mantiverem o entusiasmo dos iniciantes, sendo capazes de continuar a aprender novas técnicas de venda, não há por que não contrata-los.
6)Experiência: Existem pessoas que iniciam no ramo de vendas sem ter muito conhecimento da área, mas que conseguem gerar uma energia favorável e positiva, adaptando-se rápido à empresa, bem como aos seus produtos e serviços. Por outro lado, candidatos mais experientes já conhecem o ramo e sabem adaptar-se a cada novo produto ou cliente. Verifique de qual perfil sua empresa necessita.
7)Currículo: Ao elabora um currículo, o candidato deve destacar todas as informações relevantes à sua carreira, como dados pessoais, objetivo profissional, formação acadêmica e experiências profissionais, além, è claro, de destacar suas realizações, conhecimentos, habilidades e atitudes.
8)Marketing Pessoal: Antes de qualquer coisa, o vendedor precisa vender sua imagem; e como a primeira impressão é a que fica, capriche no visual: roupas bem alinhadas, barba bem-feita nos homens e maquiagem adequada nas mulheres. Deixe os acessórios e penduricalhos excessivos em casa.
9)Comportamento: Durante a entrevista, o candidato deve ser sincero em todos os momentos e nunca tentar ser o que não é. Excesso de confiança é um dos grandes entraves do meio corporativo. Manter-se calmo e agir com naturalidade também é importante para o sucesso na entrevista. Utilize as informações que você levantou antecipadamente sobre a empresa.
Simone Coelho Chiaretto
Administradora de Empresas é palestrante e consultora de Vendas da Oficina de Pessoas. Especializada em Gestão de Pessoas, Marketing e Finanças.
simonechiaretto@gmail.com